Passaporte garantido para expor arte pelo mundo (Matéria feita pela SomosVós, fala da trajetória de Juca Máximo)

julho 16, 2019by JucaPress

juca-maximo-somos-vos.png

Tão fundamental como o processo de criação artística é a divulgação da arte. O publicitário e ilustrador Juca Máximo possui essas duas habilidades. Com prêmios e viagens pela América do Norte, Ásia e Europa, o artista fez um pouso no programa Vós no Rádio para falar sobre arte, influências e reconhecimento no lugar de origem.

Sobre ser reconhecido no Ceará, a apresentadora Michele Boroh quis saber da diferença de visibilidade entre Brasil e demais países onde Juca é reconhecido. Ao que o artista respondeu, ele citou como alternativa a inscrição em competições no exterior. “Eu já competia na área de publicidade e pensei em me inscrever em festivais de artes plásticas. No meu primeiro festival, me inscrevi e ganhei. Foi no Canadá. Comecei a investir nisso.”

Embora atue na Publicidade há 10 anos, com ilustração e direção de arte, Juca pintou sua primeira tela em 2016. Mesmo sendo iniciante, seu trabalho não escapa das críticas. Esclarecendo uma pergunta do fotógrafo Igor de Melo, deu sua opinião a respeito. “Claro que tem criticas que vão te trazer um avanço no seu trabalho e tem outras que não fundamentam sua criação.”

Uma característica que chama atenção nas obras de Juca é a forma como retrata os traços femininos. Criado pela avó em uma casa com sete mulheres, o convívio feminino teve um impacto na veia artística de Juca. “Acabei por pegar essa paixão pelo expressar feminino”. Sempre atento ao movimento das ruas, faz esboços e fotografias para servir de inspiração em outras pinturas.

Outras referências visuais foram citadas por Juca. “Minha inspiração vai muito de capturar, conhecer, informar e fazer um banco de dados de idéias, pensamentos, imagens e transformar isso em arte.” No campo dos artistas clássicos, o ilustrador citou como predileção os artistas Vincent van Gogh e Paul Gaugin.

Visando os locais onde é possível encontrar arte em Fortaleza, o repórter Jonathan Silva preparou uma lista com galerias e espaços de exposição de artes feitas tanto por artistas locais como estrangeiros. Jonathan citou galerias particulares, espaços universitários, aparelhos públicos da capital e o Minimuseu Firmeza.

Encerrando sua participação, Juca Máximo compartilhou suas dicas culturais, que são exibidas como bônus do programa no Instagram. Ele indicou o escultor Emil Alzamora como artista contemporâneo que o público deve conhecer. De livros, citou Pense como um Artista, de Will Gompertz, e Expressionismo Alemão. Entre os filmes, Mogliani – Paixão pela Vida e Os Amores de Picasso.

Confira a matéria na integra no link: https://www.somosvos.com.br/vos-no-radio-juca-maximo/